Thursday, May 3, 2007

Matrizes e afins

Einstein escreveu que "a matemática é a poesia das ideia lógicas". ... Já eu,.... nunca estive assim tão pedrado.
Isto vem ao caso porquê ? Porque acreditem ou não .. estou a resolver problemas de matemática. Mais precisamente determinantes e caracteristicas de MATRIZES!
Sim, contra toda a lógica e racionalidade, estou a fazer o que toda a gente com tempo livre no emprego faz .. resolver matrizes !
Lembram-se? Eu também achava que não ! E francamente, passados uns 6 anos ... nunca pensei que alguma vez olhasse mais para aquilo, mas um colega meu vai ter exame disto e tava com dificuldades .. logo, eu encarei isso como um desafio ...e face a um desafio, o xorbitor não recua (até chegar a polícia ... ou aqueles gajos do stand da Jaguar..) ... mas lá me estou a lembrar da regra de sarrus e de kramer (quem diria que o kramer percebesse disto).
Para aqueles que estão a ler isto e também estão nesta situação (e segundo Ed Lorenz, essa possiblilidade existe) ... quando estamos a resolver, o determinante é sempre POSITIVO ! ... digo isto porque na última meia hora tostei os neurónios por causa desse pormenor obscuro...

Enfim, não há assim muita coisa pra escrever nesta data ... se fosse vivo, o James Brown faria hoje 74 anos. Se estão a pensar o que lhe oferecer .. eu sugeria .. ar condicionado ?
E há 4 anos atrás o presidente george w. bush deu o seu famoso discurso de "missão cumprida" num porta-aviões, relativamente à guerra no iraque ...e foi bom saber que essa situação ficou resolvida.

Bem, pra semana temos a queima ... e como não pode deixar de ser, lá tentarei conjugar trabalho e queimódromo ao mesmo tempo. Nos 2 anos passados também tinha que me apresentar às 9 horas do dia seguinte ao serviço .. e consegui! Por isso acho que não vai ser a 3ª vez que me vai causar problemas. Afinal, em 2005 até fiz 3 directas assim, lembram-se ? Pois .. eu já não...
Mas como até identifiquei determinantes em matrizes de 3ª e 4ª ordem ... acho que ainda tenho muitos neurónios vivos, a mais e a estorvarem os que realmente interessam.
Além disso, a inegável lógica das manadas de bufalos dão-me razão quanto a ir à queima matar o cérebro (um dia destes explico) e como tal domingo, terça, quarta sexta, lá estarei a fingir que tenho idade para essas coisas !

Para além disso, esta semana haverá mais uma campanha do banco alimentar contra a fome e como sendo hábito .. pelo 4 ano consecutivo, 2 vezes por ano, lá estarei no continente ou no jumbo a fazer um ou mais turnos a distribuir saquinhos ! .... e a ser ignorado ! ... e pior! ... mas enfim, há muita gente que colabora e lá se vai ajudando qualquer coisa. Se me virem tenham paciência e falem comigo .. que a partir da 2ª hora do turno ... costumo começar a sentir-me invisível ... portanto já sabem.

Bem, é isso.

3 comments:

p3dro said...

Hey...qualquer dia tens que explicar mt bem o que se passou com o jaguar :D LOL....Por falar em acontecimentos, hoje também fazem 513 anos que o Colombo descobriu a Jamaica...ah ah, aposto que esta te tinha escapado :P

xobitor said...

a cena do jaguar não necessita de explicação ... desde k a foto não ande pela net .. ainda vai dando para negar.
não mencionei jamaica mas ... falei em droga ou pedrada no início .. portanto axo k isso esteve subjacente...

AnaLua said...

eu sei o k se passou c o jaguar :)
e se a Pj te xataer um destes dias eu defendo-te lol..